sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você Sabia ?


a. O uso da biotecnologia é bem mais antigo do que muitos imaginam. Esse método era utilizado no preparo de pães, bolos cervejas e vinhos, quando não existia o fermento industrializado. Para a massa do pão crescer, esta ficava exposta à ação de leveduras (fungos presentes no ar), que, ao consumirem o açúcar do amido, liberavam gás carbônico.

Hoje, a biotecnologia está inserida no dia a dia por meio de diversas técnicas como, teste de paternidade; as técnicas de clonagem e de DNA recombinante, que possibilitou a criação dos transgênicos; a geração de linhagens de células-tronco embrionárias, capazes de se transformar em qualquer um dos 216 tecidos do corpo humano; a terapia gênica que ativa ou substitui genes associados à doenças; aplicação em processos industriais para a descoloração de calça jeans e fabricação de sabão em pó e tira-manchas.

b. A primeira droga feita com a técnica de DNA recombinante é a insulina humana sintética que chegou ao mercado em 1982. A bactéria Escherichia coli recebeu o gene relacionado à produção desse hormônio e passou a produzi-lo, possibilitando a venda em larga escala. Antes da chegada da insulina transgênica, a maioria dos diabéticos utilizava insulina retirada do pâncreas de porcos. Outros exemplos de medicamentos provenientes de organismos transgênicos são as enzimas que dissolvem coágulos, utilizadas logo após um infarto, e o hormônio de crescimento humano.

c. A quantidade de cromossomos necessária para guardar as seqüências de DNA é o que determina a espécie.

a. homem – 23 pares de cromossomos
b. cachorro – 39 pares de cromossomos
c. cavalo – 32 pares de cromossomos
d. sapos – 11 pares de cromossomos
e. arroz – 12 pares de cromossomos
f. trigo – 21 pares de cromossomos
g. jacaré – 16 pares de cromossomos

» Postado em: Biotecnologia, Enciclopédia Monsanto

Nenhum comentário: