domingo, 7 de agosto de 2011

Dia de Campo de Inverno 2011- Cocari (CTC)


Durante os dias 5 e 6 de agosto, mais de mil pessoas, entre cooperados, expositores e visitantes participaram, no Centro Tecnológico Cocari (CTC), em Mandaguari, do Dia de Campo - Culturas de Inverno, que foi mais uma demonstração de tecnologias agrícolas para os produtores rurais.

O evento contou com a participação de 40 empresas parceiras, e os cooperados, divididos em grupos, visitaram 22 estandes, sendo que dois eram do Departamento Técnico da Cocari (Detec). No primeiro dia (5/08), os cooperados das regionais Aquidaban, Cruzmaltina, Itambé, Mandaguari, Marialva e Marilândia do Sul visitaram o CTC. Já no dia seguinte (6/08), foi a vez das regionais Kaloré, Rio Branco do Ivaí e São Pedro do Ivaí.

João Batista Gonçalves Dias, engenheiro agrônomo responsável pelo CTC, destacou a forma de visitação como um ponto forte do evento. "Os dias de campo da Cocari têm um formato próprio. A divisão em grupos para visitar as estações gera um aproveitamento muito bom, pois todos os cooperados passam por todos os estandes. É bem didático esse tipo de organização."

De acordo com Gonçalves Dias, é preciso colaboração de muitas pessoas para que os Dias de Campo aconteçam. Por isso, na abertura do evento, agradeceu a todos os colaboradores e parceiros que fizeram parte da organização.

De acordo com Vilmar Sebold, presidente da Cocari, a estrutura do CTC surpreende e o produtor pode ver aquilo que é possível ter na propriedade. "Nós fazemos, no CTC, da maneira que os cooperados também possam fazer na propriedade. Não realizamos processos diferentes do que o produtor faz no dia a dia", explicou.

Para ele, algumas variedades de milho safrinha chamaram atenção no evento, em razão da qualidade. "Nós sabemos que temos diversos produtores com problemas de milho que está brotando, em função do excesso de chuva e de uma série de outros fatores que ocorreram. Este ano, estamos vendo aqui, variedades de milho de uma qualidade que impressiona; algumas variedades que não têm nenhum defeito na espiga, nenhum defeito nos grãos", relatou Sebold.

Dorival Malacario, presidente de honra da Cocari, tratou como uma satisfação poder ter participado de mais um dia de campo da cooperativa e disse esperar que os produtores levassem os conhecimentos aprendidos às lavouras, para que, dessa forma, continuem caminhando juntos com a Cocari. "Nós, produtores, com nossa experiência, com nossa prática de agricultor, podemos fazer bom proveito de tudo que vimos no evento."

Nenhum comentário: